Levedura nutricional no veganismo

Descubra os pontos chaves da levedura para o paciente vegano

Alimentação vegana e possíveis déficits nutricionais

Uma alimentação plant-based, tem sido cada vez mais recomendada por profissionais de saúde e até mesmo autoridades públicas devido aos seus benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Por ser baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, castanhas e leguminosas, oferece uma riqueza de nutrientes e compostos bioativos naturalmente presentes nesse alimento. 

Indivíduos que seguem esse tipo de dieta costumam ter alguns déficits importantes na alimentação. Uma revisão sistemática de estudos publicados nos últimos 20 anos, concluiu que o consumo de proteínas frequentemente fica na faixa do nível inferior de recomendação de ingestão e é muito comum também a deficiência de nutrientes como as vitaminas B12/D, ferro, zinco, iodo e cálcio. E vale ressaltar que, nesse padrão alimentar ainda acontece um consumo, ainda que reduzido, de alguns alimentos de origem animal, principalmente ovos, laticínios e peixes.

Os veganos compartilham da base da alimentação plant based, mas não ingerem nenhum tipo de alimento diretamente ou derivado de animais. Crenças religiosas, éticas, preocupações ambientais e valores culturais e sociais têm um peso importante nesse que é muito mais do que um padrão alimentar: é um estilo de vida completo.

Artigos relacionados

Assim, as deficiências comuns no padrão plant based costumam replicar-se em veganos, porém, de forma potencializada. Outros déficits também estão presentes de forma constante, especialmente os das vitaminas B2, B3, além do potássio e selênio. A fortificação de alimentos com todos esses nutrientes “críticos” torna-se um recurso bastante utilizado em produtos direcionados para esse público, e a suplementação também pode ser uma estratégia.

O potencial da levedura nutricional na alimentação vegana 

Superar os déficits nutricionais desse padrão alimentar, resultantes do baixo consumo de alimentos que são as suas principais fontes é um processo que pode – e deve – ser feito a partir de estratégias diversificadas. Devido à sua alta concentração proteica e de vitaminas do complexo B, contando ainda com a presença de minerais como cálcio, ferro, zinco, cromo e selênio, a levedura nutricional apresenta-se como um superfood com perfil interessante para complementar a alimentação de indivíduos veganos. 

A depender do local de cultivo e da forma de processamento, a levedura nutricional pode apresentar diferenças quantitativas no seu perfil nutricional. A fortificação das vitaminas e minerais das quais é naturalmente fonte, é uma forma de “driblar” possíveis perdas devido ao processamento. 

E apesar de aqui tratarmos da relevância desse superfood para a alimentação vegana, indivíduos com outros padrões alimentares também podem beneficiar-se da inclusão da levedura nutricional em sua dieta. Aprenda mais sobre esse alimento, uma forma simples e eficiente de elevar o nível das suas prescrições, entregando ainda mais saúde para os seus pacientes! 

Artigos relacionados

A suplementação de micronutrientes pode ser útil para indivíduos veganos?

Como driblar os fatores nutricionais da alimentação vegana?

A levedura nutricional pode melhorar sua saúde

Referências bibliográficas

Bakaloudi, D. R., Halloran, A., Rippin, H. L., Oikonomidou, A. C., Dardavesis, T. I., Williams, J., … Chourdakis, M. (2021). Intake and adequacy of the vegan diet. A systematic review of the evidence. Clinical Nutrition, 40(5), 3503–3521. doi:10.1016/j.clnu.2020.11.035

Neufingerl N, Eilander A. Nutrient Intake and Status in Adults Consuming Plant-Based Diets Compared to Meat-Eaters: A Systematic Review. Nutrients. 2021 Dec 23;14(1):29. doi: 10.3390/nu14010029.

Artigos Relacionados

Sobre Nós

Reconhecemos a importância da atuação do profissional na busca pelo paciente do seu encontro com o equilíbrio. Acreditamos também na evolução por meio do conhecimento. Por isso, criamos esse canal para atualização constante do prescritor, a fim de sempre orientar com o que há de mais atual o seu paciente.